Caminho Salkantay para Machu Pichu

Considerada uma das 25 trilhas mais tops do planeta, a Salkantay Trek circunda o nevado de mesmo nome com aproximadamente 6.271 metros de altitude. O mais comum é ela ser feita em 3 dias (49km) ou 4 dias (74km), acrescentando mais um dia ao final para a visita em Machu Pichu. As temperaturas durante a travessia variam de -5ºC a 26 ºC com altitudes de 1.800m a 4.650m, e a melhor época para se fazer é de abril a novembro, quando tem pouca chuva e céu aberto. As agências operam de novembro a abril também mas não deve ser legal pegar chuva naquele frio todo… Considere isso! As paisagens vão desde montes nevados e terras áridas e pedregosas até matas fechadas com rios e cachoeiras. Lindeza demais!

A Salkantay Trek era o trajeto percorrido pelo “povão” do império inka, os quechuas, os não nobres, até Machu Pichu. O Caminho Inka era percorrido somente pela realeza. Há quem diga que ele seja mais difícil que a Salkantay, agora porque a realeza sofria indo por ele e o povão ia mais de boa, não sei explicar!

Há uns três anos eu estava na sala de espera do dentista, folheando uma dessas revistas que falam de tudo, quando vi uma matéria sobre o trekking Salkantay, no Peru. Até então só sabia do Caminho Inka, e, segundo a revista, ela tinha paisagens muito mais lindas! Chegando em casa fui pesquisar sobre e … adivinha! Ela entrou para o 1° lugar na minha lista de trilhas urgentes a se fazer! Resolvi sobrepor ela ao Caminho Inka quando finalmente fosse pra Machu Pichu (o que estava demorando pra acontecer 🙁 ). Mas, enfim, o sonho se realizou e foi tudo lindo! 😀

Eu fiz essa travessia com uma agência peruana, e nela estão inclusos os serviços de guia e cozinheiro e fornecimento das refeições, barraca e isolante. Ao final do post dou mais detalhes.

PRIMEIRO DIA – Cusco / Mollepata / Soraypampa

Em Cusco, cordo com o telefone tocando às 4:30. A van já estava me esperando. Algo ocorreu e o celular não despertou. Fui tomar banho correndo, o chuveiro a gás nunca que esquentava e a madrugada de Cusco é gelada. O jeito foi tomar aquele banho de gato congelado e sair correndo.  Estávamos eu, Helder, Helton e Renan e ainda passamos pegar mais três que nos acompanhariam, dois ingleses (que não lembro o nome) e o alemão Florian.

Após subir várias curvas correndo, ganhando altitude rápido, e a galera toda passando mau, chegamos em Mollepata para tomar café da manhã por 15 soles. Aqui vive um povoado andino que ainda conserva suas casa coloniais. Nas loginhas, alguns compraram o bastão de caminhada de cabo de vassoura. Optamos pela van nos deixar mais a frente do ponto combinado, para que desse tempo de subir uma tal laguna que havia em paralelo à trilha (vou descrever abaixo!), o que custou a cada um mais 10 soles.

Descemos da van às 08:30 onde nos encontramos com outros grupos e onde conhecemos o Marcus, um mineiro que fomos encontrando por toda a trilha e virou nossa chegado. Mau começamos a andar e eu e o Renan fomos ficando pra trás. Eu fiquei uns belos dias passando mau desde a chegada em La Paz por conta da altitude, e continuava assim. O fato de não ter me alimentado direito por conta dos enjôos que tive não me ajudou nessa hora. Eu inspirava e parecia que o ar não chegava até os pulmões.

O primeiro trecho é de subidinha, caminhamos em meio a uma vegetação meio rasteira, com uma grande montanha nevada ao fundo, o grande Salkantay… realmente de encher os olhos!

Após um tempo, chegamos em relevo plano e fomos caminhando em meio a pedras, passando por algumas casas, até chegar na área de acampamento, às 11:30, em Soraypampa.

Eu esperava por uma área de acampamento igual a que temos por aqui: um gramado plano, as barracas por ali para a gente montar e pronto. Mas não! Havia um cercado com uma espécie de oca com as barracas dentro, que foi onde o grupo do Marcus ficou, e em outra área um toldo grande, completamente coberto por lonas, com barracas dentro, já montadas, bem protegido do vento, que foi onde ficamos. Mais abaixo haviam outros toldos que serviam como cozinha e como refeitório. Também haviam dois banheiros com vasos sanitários (limpos!) com tanques no lado de fora. Próximo dali ficava o cercado com os cavalos e mulas que nos acompanhavam.

O jeito foi dar uma dormida enquanto esperávamos pelo almoço. Cada grupo possui sua equipe de cozinheiro e ajudantes. Essa primeira refeição foi simples, creme de champignon (que estava maravilhoso), para mim arroz com uma salada refogada nos temperos típicos deles, para os meninos o famoso pollo, e chá. De pança cheia, bora dormir mais um pouco, até as 14h30, para começar a subida para a tal laguna. O Renan estava bem cansado e não quis subir. Eu ainda estava com enjôo e muita dor de cabeça, mas as lombrigas de explorar a região não me deixaram desanimar. O caminho começa atrás do acampamento, rumo às montanhas. Como era subida, eu não tinha ar pra respirar 😐  A galera foi disparando e o Marcos foi me acompanhando lááá atrás da galera. Valeu Marcos!  😉

De pouco em pouco, bem de pouco em pouco, fui chegando até o pessoal. Quase lá, encontro o Helton voltando, falando que não aguentava mais subir e que iria voltar ao acampamento para descansar. Mas logo logo já cheguei a laguna, pena que ele não a viu :\ Ao todo devo ter levado umas 2 horas caminhando, e logo que termino de subir o morrinho e faço a curva à direta, me deparo com isso:     😯

Eu, que nunca estive em uma paisagem com neve e já estava maravilhada com tudo aquilo, imagina ver uma lagoa com essa tonalidade de azul, com o brilho do sol em suas águas, e ao fundo uma montanha nevada?  Era demais para o meu coração ♡♡♡ Essa era a Laguna Umantay, ao pé do morro de mesmo nome, o qual atingia 5459m de altitude.

Quando o sol começou a querer se esconder, voltamos. No caminho passei por muitas pessoas subindo, e por um grupo de meninas inglesas de 15 anos cantando euforicamente. Poxa, eu mau conseguia respirar e elas subiram cantando! 🙁  Mas não sei se essas pessoas conseguiram ver a mesma paisagem que eu, por conta do sol que já estava bem fraco.

Terminando a descida, fomos tomar o café da tarde: chá com pipocas. Para mim fizeram chá de ápio, que disseram ser bom para dores de estômago, e era mesmo muito bom! E logo em seguida a janta. Nas refeições havia sempre uma sopa ou creme de entrada, depois a massa ou arroz com acompanhamento e o chá. Dessa vez tivemos sopa de legumes e macarrão. Pança cheia, o que restou foi dormir, às 19hr mesmo, pois no dia seguinte íamos madrugar, e a caminhada ia ser pesada! Nesse local, se prepare para a noite congelante!

  • Resumo do dia:

Altitude máxima: 3850m

Altitude mínima: 2850m

Distância: aprox 11km desde Mollepata

 

SEGUNDO DIA – Soraypampa / Chaullay / Colpapampa

5hr da madruga acordo com o Celso, nosso cozinheiro, batendo na porta da barraca “Coca Té Coca Té”. Tomar aquilo naquela hora foi difícil! Não curti nada derivado da folha de coca! Para café da manhã teve panqueca doce com desenhos típicos (lhama, chacana, montanhas). O Celso era muito fofo! Dava até dó de comer o rango de tanto que ele enfeitava!

Começamos a andar às 6hr, com o sol querendo desapontar atrás das montanhas nevadas. Eu já estava ciente de que esse não seria um dia muito fácil, apesar de ser o mais lindo. Minha cabeça e meu estômago estavam melhores mas a falta de ar era inevitável. Logo os ingleses dispararam, um pouco depois estavam o alemão Florian e os brazucas Helder e Helton. Bem atrás eu, e mais atrás o Renan e o guia Junior.

Quem já fez trilha comigo sabe que meu fôlego é de cachorro velho. Só que nesse trecho estava um absurdo de ruim! Dava alguns passos e tinha que parar um tempo. O ar que inspirava, gelado, parecia que entrava empurrando o pulmão pro chão. Sem exageros!rs Resultado: fiquei bem desfalcada do grupo. Como tinha muuuuita gente subindo, não andei sozinha. Logo fui passada pelas mulas e cavalos, e de repente me passa o Renan de cavalo! Pois é, tinha gente pior do que eu! Um horseman  (como são chamados os donos do cavalos e mulas que nos acompanham) passou por mim me dando apoio “só mais 15 minutos, depois é só descida”, mas eu sabia que para mim seriam muito mais do que 15 minutos… 

Mas, enfim cheguei, e realizei meu sonho: estar de cara com o grande Salkantay! Tirar foto na plaquinha clássica do ponto mais alto da trilha quase tirou uma lágrima dos meus olhos :’) Aqui estava a 4650m de altitude!

Após uma explicação do guia Junior sobre algumas coisas da cultura inca, fomos descendo (sim, era verdade que só havia descida a partir desse ponto!). Umas 3hr depois chegamos na nossa área de almoço, em Huayracpampa. A paisagem era maravilhosa! Tanto quanto o almoço do Celso ♡ Comentei com o Junior que eu estava me sentindo fraca porque não estava conseguindo comer direito desde que saí do Brasil. Ai ele teve um papo com o Celso, e no rango ele me entuchou quinua, brócolis, couve-flor, arroz com especiarias, macarrão, e chá! Os meninos tiveram ainda pollo. Pense numa guria veggie, morta de fome, com essas delícias pra comer e carregadas de ferro e proteína ♡ Celso me salvou mais uma vez ♡  O jeito foi tirar um cochilo de pança cheia, mas não foi só eu que gostei da idéia não!

 Achei que dormiríamos ali, mas não! Ainda havia muito chão pela frente, algo em torno de 3hr. Saímos às 14hr, o relevo continuou só com descida, e a paisagem foi deixando de ser de altitude, ficando bem parecida com a nossa. Andamos por estrada de terra, com um ar bem seco, o que fez o nariz do Florian sangrar bastante. No final da tarde chegamos numa área com vários campings com casas familiares, em Chaullay, e no nosso, do sr Florentino, tinha uma vaquinha que pra variar virou minha amiga ♡ Ela ficava num terreno mais baixo que o do nosso camping, e estava doida pra subir e ir no meio da galera! Infelizmente esqueci de tirar foto da fofa 🙁

Ali tomamos o café da tarde, novamente pipoca com chá, e em seguida a janta. Eu sempre sentava a frente dos ingleses, e já tinha percebido que a comida da bandeija que ficava entre nós acabava muito rápido. Dessa vez, quando o Junior foi colocar a comida, virou pra eles “hey, a comida é pra todos, não só pra vocês!” Pensa nuns bicho que era uma draga! E eram magrelos… deve ser por isso que andavam pra caramba!

  • Resumo do dia

Altitude máxima: 4650m

Altitude mínima: 2920m

Distância: aprox 22km.

 

TERCEIRO DIA – Colpapampa / La playa / Águas Calientes

“Coca Té Coca Té”, às 5h30. Mas dessa vez era o horseman (não lembro o nome dele), não o Celso. Havia mais umas 3hr para pernear ainda. Agora íamos caminhar em uma paisagem de mata atlântica, tendo vista para o rio Urubamba.

Em uma parada que fizemos numa área de camping, olha quem ficou se exibindo para a galera:

Seguimos caminhando, descendo umas pirambas terríveis por entre o Vale Santa Tereza e por volta das 11hr nos encontramos num local onde vans nos aguardavam para nos levar até o povoado de Playa para almoçar. Essa van não estava inclusa no pacote mas custou baratinho. A galera desce esse trecho a pé mas nosso grupo preferiu ir de van.

O almoço foi maravilhoso! Uma espécie de pizza de macarrão, arroz, lentilha temperada, um creme de não sei o que picante mas muito gostoso, abacate recheado… encheu a boca d’água aqui! Como disse, os ingleses eram umas dragas, e esse aqui era o pior! Esperava todo mundo terminar de comer, e literalmente raspava as bandeijas e comia por ali mesmo!  😯

Aqui nos despedimos dos gringos, pois eles iriam fazer a trilha de 5 dias. Quem faz essa travessia, desse ponto toma uma van até Santa Tereza e caminha beirando o rio Salkantay até chegar no povoado de Lucmabamba, onde se acampa.

Após o almoço seguimos por 1hr30 de van até a hidrelétrica,  e lá pegamos um trem até Águas Calientes, às 14hr. Esse trem não é barato, em torno de 120 dólares!!! Fomos na classe executiva, puro luxo! Eu que nunca andei de trem, fiquei maravilhada! Há a possibilidade de fazer esse trecho a pé, levando umas 2-3hr, basta seguir os trilhos do trem numa caminhada sussu, mas como já tínhamos as passagens inclusas no pacote da trilha, vamos aproveitar né!

Chegamos em Águas Calientes debaixo de chuva, uns 45min depois. Ela é muito ajeitadinha, bem bonitinha, adorei! O hostel que ficamos era super bonito (La Payachita), o quarto tinha uma janela que ocupava uma parede inteira e dava para o rio Urubamba que atravessa a cidade. De noite fomos jantar em um restaurante e conversar com o Juan, que seria nosso guia em Machu Pichu.

  • Resumo do dia

Altitude máxima: 2920m

Altitude mínima: 1600m

Distância percorrida: 16km

 

QUARTO DIA – Machu Pichu

Dia da tão sonhada Machu Picchu  ♡♡♡ Esse vou contar em outro relato 😉

 


AGRADECIMENTOS

Sei que a possibilidade do Celso ler esse relato é mínima, mas gostaria de deixar mais uma vez meus agradecimentos a esse grande homem! Ele fez faculdade de gastronomia para conseguir dar uma condição melhor para sua família e trabalha enchendo a pança da galera pela trilha há 5 anos. Se não fosse por ele, talvez eu não tivesse concluído a Salkantay, pois eu realmente estava me sentindo muito fraca por estar há dias sem comer direito, desde antes da trilha, por conta do mau de altitude. Ele poderia simplesmente ter me dado a comida que não tinha carne, mas não. Toda refeição fazia um prato veggie somente para mim, e quando perguntei ao Junior quais alimentos eles consumiam que tinha bastante ferro, na próxima refeição lá estava um prato diferenciado só pra mim ♡ O Junior me disse que ele, assim como seus companheiros, se sentem ‘menores’ do que as pessoas que fazem as trilhas, e por isso andam de cabeça baixa. Sempre que tentava conversar com o Celso, me respondia com a cabeça baixa, raramente olhava para o meu rosto, normalmente isso acontecia quando eu falava algo errado em espanhol que ele não entendia hehe. Foi difícil tirar um sorriso dele! Ele só surgiu depois que eu e o Junior começamos a “brigar” no segundo dia hehe Aí o riso do Celso era quase uma gargalhada das tiradas que eu dava no Jr hehe!  Mais emocionante do que estar na plaquinha do ponto mais alto da trilha, foi receber um forte e demorado abraço (com certeza inesperado) desse fofo quando fui dar sua “propina” (gorjeta em espanhol), mesmo sem ver qual era o valor (claro que foi mais alto do que o que dei para o guia e para o horseman). Jamais esquecerei dessa cena e do sentimento carregado nesse abraço. Gracias Celso  :’)

Junior, nosso guia, e Celso, nosso grande cozinheiro, que dejó mi pancita bien llena hehe

 


INFORMAÇÕES SOBRE A SALKANTAY TREK

       O valor dessa trilha custa em torno de 250-500 dólares, mas já vi na net por 3mil doláres! Tudo depende de quanta regalia você deseja! Vale a pena dar uma pesquisada pelas agências. Não sei ao certo quanto me custou pois já estava incluso no meu pacote do role todo na Bolivia e Peru, mas o que havia cotado com agências que faziam somente a trilha era em torno de 400 dólares mesmo. Ela foi uma travessia gourmet pra mim haha Estou acostumada com coisas no estilo perrengue, você carrega tuas coisas, você faz tua comida, você se vira. Não esperava por tanta regalia e conforto! Mas isso explica porque ela custa tanto!

      Há quem faça essa travessia por conta. Realmente não há dificuldade nenhuma em navegação, trilha beeem batida e sem bifurcação, basta pegar umas infos de como chegar no início e se tiver tracklog melhor ainda! A dificuldade seria em carregar cargueira com mais de 20kg naquela altitude com tudo o que você necessita. Os que conheço que a fizeram por conta disseram que foi tranquilo, mas eles já estavam aclimatados ou não sofreram o “mau da altitude”.

       Pelo que havia pesquisado, todas as agências incluem mais ou menos essas mesmas coisas listadas abaixo, que foram inclusas no meu pacote, mas é melhor confirmar!

– transporte do hotel até o início da trilha em Mollepata

– café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta na trilha. Não é incluso café da manhã no primeiro dia, em Mollepata, e almoço e janta no último dia, que é em Machu Pichu.

– se você é vegetariano / vegano avise com antecedência que a maioria das agências fornecem cardápio diferenciado.

– guia, cozinheiro e ajudantes, 2 noites em campings, horseman (homem que vai levando os cavalos e mulas que carregam barracas, utensílios de cozinha, comida, gás, bagagem da galera e a galera quando precisa)

– até 5kg de bagagem por pessoa para serem levados nas mulas. Caso deseje que as coitadas levem mais ainda, terá que pagar a parte. Não sei o valor por Kg nesse caso.

– 2 noites de camping

– barracas e isolante térmico autoinflável

– van de Sahuayacu para a hidrelétrica

– bilhete de trem da hidrelétrica até Águas Calientes na classe executiva

– pernoite em hostel em Águas Calientes com café da manhã

– bilhete de ônibus para ir ou voltar de Machu Pichu, o bilhete a parte custa 12 dólares caso não queira ir/voltar a pé

– entrada de Machu Pichu

– guia em Machu Pichu

– bilhete de trem de águas calientes a Ollantaytambo na classe econômica (75 dolares)

– transfer de Ollantaytambo a Cusco

Preços a parte:

– não sei quanto custa o Kg excedente aos 5kg pra mula carregar

– se você não aguentar o role, pra seguir a travessia no pobre cavalo a diária fica em 100 soles.

– aluguel de saco de dormir com temperatura extrema de -37 graus são 60 soles para todos os dias (em Cusco)

– aluguel de bastão de caminhada são 5 soles para todos os dias (aluguei no hotel que fiquei em Cusco). Em Mollepata vendem a 3 soles uns bastões feitos com cabo de vassoura. Em cusco há bastões de caminhada retráteis e de alumínio a partir de 25 soles.

– gorjeta (“propina”) pro guia, cozinheiro e horseman. Segundo o guia, embora você já esteja pagando pelo serviço deles quando compra o pacote de trilha, as agências repassam um valor muito baixo para eles, então eles pedem uma gorjeta, voluntária, pra essa galera. É comum em qualquer passeio que se faça no Peru pedirem gorjeta no final. A “sugestão” do Junior foi de no ‘mínimo’ 10 soles para o horseman, 20 para o cozinheiro e 30 para ele (espertinho né).

– Cotação de quando fui: 1 real = 0,80 soles

 


O QUE LEVAR PARA A TRAVESSIA

– mochila de ataque (levei uma de 40L pois minha câmera ocupa muito espaço)

– água e purificador

– lanches de trilha

– roupa de trekking e de frio (para trilha e para dormir)

– produtos de higiene pessoal. Na 2a noite há chuveiro com água quente para banho no camping, não lembro o valor, não tomei hehe. Onde não há banho, usar lenço umidecido

– protetor solar e labial (o frio queima!), boné, óculos de sol

169 Replies to “Caminho Salkantay para Machu Pichu”

  1. CO2激光(CO2 laser / 二氧化碳激光)的波長是10600nm,照射到皮膚上會被皮膚的水份吸收,瞬間將皮膚有問題的組織氣化。CO2激光可以用來消除各種皮膚問題包括疣、癦、痣、脂溢性角化、粉刺和汗管瘤等。當治療後,您的皮膚需要5至10天時間復原。期間保持傷口清潔便可。優點:CO2激光所切割的深度比刮除術較深,亦較精準。可以處理較深層的皮膚問題,例如去除癦、油脂粒、肉粒、疣、珍珠疣、角質增生等。其復原亦較快,減少留下疤痕的機會。它最大的優點在於,能夠進一步減少激光治療過程當中的熱損傷反應,提升了激光治療的安全性,治療過程中幾乎沒有疼痛感

  2. CO2激光(CO2 laser / 二氧化碳激光)的波長是10600nm,照射到皮膚上會被皮膚的水份吸收,瞬間將皮膚有問題的組織氣化。CO2激光可以用來消除各種皮膚問題包括疣、癦、痣、脂溢性角化、粉刺和汗管瘤等。當治療後,您的皮膚需要5至10天時間復原。期間保持傷口清潔便可。優點:CO2激光所切割的深度比刮除術較深,亦較精準。可以處理較深層的皮膚問題,例如去除癦、油脂粒、肉粒、疣、珍珠疣、角質增生等。其復原亦較快,減少留下疤痕的機會。它最大的優點在於,能夠進一步減少激光治療過程當中的熱損傷反應,提升了激光治療的安全性,治療過程中幾乎沒有疼痛感

  3. Paykasa, 16 haneli pin kodundan oluşan, daha önce çok yaygın olarak kullanılan bir ön ödemeli kart türüne benzeyen, içerisinde euro bakiyesi olan bir ön ödemeli sanal karttır. İçerisindeki bakiyeler özel olarak üretilemediği için standart kart bakiyeleri 10, 20, 50, 100, 150, 250 tek kart bakiyesi olarak satılmaktadırlar. Tek kullanımlık bir kart olan paykasa kart, kullanılan sitede kartın bakiyesini girmenize gerek kalmadan sadece 16 haneli tek kullanımlık koduyla işlem yapmanıza olanak sağlamaktadır.

  4. Termal otellerin birçoğunda detoks, cilt bakımı, zayıflama, masaj ve daha birçok hizmet sizleri bekliyor. Ultra modern teknolojik ürünlerle donatılmış termal otellerde kusursuz bir hizmet alabilirsiniz. Toksinlerden arınma, hücrelerin yenilenmesi gibi işlemler sonucunda da daha zinde hissedebilirsiniz.

  5. 7/24 online paykasa satın almanın en kolay yolu paykasa satış sitemizden güvenili paykasa kart satın alabilirsiniz paykasa kart nedir paykasa kart sanal kart olumaktdır ve internet ortamlarında güvenli alışveriş yapmanızda ihtiyac olucak en güvenli kartır kişi bilgilerinizi kulanmadan sanal kartınızla tüm paykasa gecerli alışveriş sitelerinde alişveriş yapabilirsiniz

  6. Our independent escort you booked is a VIP escort, Andheri Call girls in our agency are very well maintained so gentle and genuine in behavior like any other girls in Andheri, you won’t be able to find the difference in between of a classy high standard sexy girl and our Lovely Escorts Service Andheri.

  7. *I simply wanted to thank you a lot more for your amazing website you have developed here. It can be full of useful tips for those who are actually interested in this specific subject, primarily this very post. Your all so sweet in addition to thoughtful of others and reading the blog posts is a great delight in my opinion. And thats a generous present! Dan and I usually have enjoyment making use of your recommendations in what we need to do in the near future. Our checklist is a distance long and tips will certainly be put to excellent use.

  8. *Nice post. I learn something more challenging on distinct blogs everyday. It will always be stimulating to read content off their writers and practice a little something from their store. I’d choose to use some with all the content in my small weblog whether you do not mind. Natually I’ll provide a link on your own internet weblog. Many thanks sharing.

  9. *The when I just read a blog, I’m hoping that this doesnt disappoint me approximately this one. Get real, Yes, it was my method to read, but When i thought youd have something interesting to state. All I hear is a number of whining about something that you could fix should you werent too busy trying to find attention.

  10. *I simply wanted to thank you a lot more for your amazing website you have developed here. It can be full of useful tips for those who are actually interested in this specific subject, primarily this very post. Your all so sweet in addition to thoughtful of others and reading the blog posts is a great delight in my opinion. And thats a generous present! Dan and I usually have enjoyment making use of your recommendations in what we need to do in the near future. Our checklist is a distance long and tips will certainly be put to excellent use.

  11. *I simply wanted to thank you a lot more for your amazing website you have developed here. It can be full of useful tips for those who are actually interested in this specific subject, primarily this very post. Your all so sweet in addition to thoughtful of others and reading the blog posts is a great delight in my opinion. And thats a generous present! Dan and I usually have enjoyment making use of your recommendations in what we need to do in the near future. Our checklist is a distance long and tips will certainly be put to excellent use.

  12. *I recently noticed your website back i are generally looking through which on a daily basis. You’ve got a loads of information at this site so i actually like your look to the web a tad too. Maintain the best show results!

  13. *The when I just read a blog, I’m hoping that this doesnt disappoint me approximately this one. Get real, Yes, it was my method to read, but When i thought youd have something interesting to state. All I hear is a number of whining about something that you could fix should you werent too busy trying to find attention.

  14. *Wow! This could be one particular of the most helpful blogs We’ve ever arrive across on this subject. Basically Excellent. I’m also an expert in this topic therefore I can understand your effort.

  15. *I simply wanted to thank you a lot more for your amazing website you have developed here. It can be full of useful tips for those who are actually interested in this specific subject, primarily this very post. Your all so sweet in addition to thoughtful of others and reading the blog posts is a great delight in my opinion. And thats a generous present! Dan and I usually have enjoyment making use of your recommendations in what we need to do in the near future. Our checklist is a distance long and tips will certainly be put to excellent use.

  16. *I’m honored to obtain a call from a friend as he identified the important tips shared on your site. Browsing your blog post is a real excellent experience. Many thanks for taking into consideration readers at all like me, and I wish you the best of achievements as being a professional domain.

  17. *Needed to compose you a tiny note to finally thank you very much yet again for your personal splendid methods you have discussed above. It is strangely open-handed with people like you to provide publicly all that a number of people would have marketed as an electronic book to generate some bucks for their own end, primarily now that you could possibly have tried it if you ever wanted. These inspiring ideas likewise acted like a fantastic way to know that the rest have the same dreams really like my personal own to see a whole lot more concerning this problem. I’m sure there are thousands of more enjoyable times in the future for many who check out your blog.

  18. *The new Zune browser is surprisingly good, but not as good as the iPod’s. It works well, but isn’t as fast as Safari, and has a clunkier interface. If you occasionally plan on using the web browser that’s not an issue, but if you’re planning to browse the web alot from your PMP then the iPod’s larger screen and better browser may be important.

  19. *I recently noticed your website back i are generally looking through which on a daily basis. You’ve got a loads of information at this site so i actually like your look to the web a tad too. Maintain the best show results!

  20. *I simply wanted to thank you a lot more for your amazing website you have developed here. It can be full of useful tips for those who are actually interested in this specific subject, primarily this very post. Your all so sweet in addition to thoughtful of others and reading the blog posts is a great delight in my opinion. And thats a generous present! Dan and I usually have enjoyment making use of your recommendations in what we need to do in the near future. Our checklist is a distance long and tips will certainly be put to excellent use.

  21. *The new Zune browser is surprisingly good, but not as good as the iPod’s. It works well, but isn’t as fast as Safari, and has a clunkier interface. If you occasionally plan on using the web browser that’s not an issue, but if you’re planning to browse the web alot from your PMP then the iPod’s larger screen and better browser may be important.

  22. *When do you think this Real Estate market will go back in a positive direction? Or is it still too early to tell? We are seeing a lot of housing foreclosures in Altamonte Springs Florida. What about you? Would love to get your feedback on this.

  23. *Needed to compose you a tiny note to finally thank you very much yet again for your personal splendid methods you have discussed above. It is strangely open-handed with people like you to provide publicly all that a number of people would have marketed as an electronic book to generate some bucks for their own end, primarily now that you could possibly have tried it if you ever wanted. These inspiring ideas likewise acted like a fantastic way to know that the rest have the same dreams really like my personal own to see a whole lot more concerning this problem. I’m sure there are thousands of more enjoyable times in the future for many who check out your blog.

  24. *It’s a good shame you don’t contain a give money button! I’d definitely give money for this fantastic webpage! That i suppose for the time being i’ll be satisfied bookmarking together with including an individual’s Feed that will my best Msn balance. That i appearance forward that will recent messages and definitely will share the web site utilizing my best Facebook or twitter team: )

  25. *The new Zune browser is surprisingly good, but not as good as the iPod’s. It works well, but isn’t as fast as Safari, and has a clunkier interface. If you occasionally plan on using the web browser that’s not an issue, but if you’re planning to browse the web alot from your PMP then the iPod’s larger screen and better browser may be important.

  26. *I have to convey my respect for your kindness for all those that require guidance on this one field. Your special commitment to passing the solution up and down has been incredibly functional and has continually empowered most people just like me to achieve their dreams. Your amazing insightful information entails much to me and especially to my peers. Thanks a ton; from all of us.

  27. *I’m honored to obtain a call from a friend as he identified the important tips shared on your site. Browsing your blog post is a real excellent experience. Many thanks for taking into consideration readers at all like me, and I wish you the best of achievements as being a professional domain.

  28. *I would like to convey my admiration for your generosity in support of men and women that have the need for help with this particular concern. Your special dedication to getting the message all over had been wonderfully productive and have all the time made professionals much like me to attain their dreams. Your own invaluable tutorial means a great deal to me and additionally to my office workers. Thank you; from everyone of us.

  29. *Hmm it appears like your website ate my first comment (it was super long) so I guess I’ll just sum it up what I had written and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I as well am an aspiring blog blogger but I’m still new to everything. Do you have any points for novice blog writers? I’d certainly appreciate it.

  30. *Hi there! Someone in my Myspace group shared this site with us so I came to give it a look. I’m definitely loving the information. I’m bookmarking and will be tweeting this to my followers! Outstanding blog and wonderful style and design.

  31. *Hello, Neat post. There is an issue along with your site in web explorer, could test thisЎK IE still is the marketplace leader and a huge portion of other people will miss your magnificent writing because of this problem.

  32. *Your article has proven useful to me. It’s very informative and you are obviously very knowledgeable in this area. You have opened my eyes to varying views on this topic with interesting and solid content.

  33. *I have to convey my respect for your kindness for all those that require guidance on this one field. Your special commitment to passing the solution up and down has been incredibly functional and has continually empowered most people just like me to achieve their dreams. Your amazing insightful information entails much to me and especially to my peers. Thanks a ton; from all of us.

  34. *Youre so cool! I dont suppose Ive learn something like this before. So good to find somebody with some unique ideas on this subject. realy thank you for beginning this up. this website is something that is needed on the net, somebody with somewhat originality. helpful job for bringing something new to the internet!

  35. *I am really loving the theme/design of your web site. Do you ever run into any browser compatibility problems? A few of my blog readers have complained about my website not working correctly in Explorer but looks great in Chrome. Do you have any tips to help fix this issue?

  36. *Your article has proven useful to me. It’s very informative and you are obviously very knowledgeable in this area. You have opened my eyes to varying views on this topic with interesting and solid content.

  37. *Good site! I really love how it is simple on my eyes and the data are well written. I am wondering how I might be notified whenever a new post has been made. I have subscribed to your RSS which must do the trick! Have a great day!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.